Lula pede mobilização a centrais sindicais para fim da escala 6×1
Categorias entregaram 68 reivindicações ao presidente.
Categorias entregaram 68 reivindicações ao presidente.
Reajuste segue previsão de inflação mais PIB de 2025. Fonte:Marcello Casal O governo federal propôs um salário mínimo de R$ 1.717 para o ano que vem, com aumento nominal de 5,92%. O valor consta do Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2027, enviado nesta quarta-feira (15) ao Congresso Nacional.
Proposta prevê também redução de jornada a 40 horas semanais. fonte: Ricardo stukert O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou ao Congresso Nacional, na noite da terça-feira (14), o projeto de lei que prevê o fim com a escala de seis dias trabalhados para um de descanso (6×1), e reduz a jornada de trabalho para, no máximo, 40 horas semanais.
Márcio Elias Rosa tomou posse na terça-feira.Fonte:Julio Cesar O novo ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Elias Rosa, ao tomar posse nesta terça-feira (14) manifestou apoio à redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e afirmou que a pasta seguirá a orientação do governo federal sobre o tema. “O governo apoia a ideia da redução da jornada de trabalho baseada numa necessidade que se impõe aos trabalhadores, melhoria da qualidade de vida.
Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil O deputado federal José Guimarães (PT-CE) tomou posse, na tarde desta terça-feira (14), como ministro da Secretaria de Relações Institucionais. Guimarães ocupava o posto de líder do governo na Câmara dos Deputados e agora assume o cargo no lugar de Gleisi Hoffmann, que deve disputar uma vaga no Senado pelo estado do Paraná.
A prefeita de Pedra Branca, Ivoneth Braga, cumpre agenda oficial em Brasília nesta semana. Onde gestora participa neta terça-feira (14/04) da solenidade de posse de José Guimarães como Ministro-Chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República.
O deputado federal José Guimarães (PT-CE) confirmou, no último sábado (11), que aceitou o convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para assumir o comando da Secretaria de Relações Institucionais (SRI). Com a mudança, o parlamentar cearense deixa a liderança do governo na Câmara para se tornar o principal articulador político do Palácio do Planalto junto ao Congresso Nacional.
Sede do TCU Sete candidatos foram indicados pelos líderes partidários para concorrer à indicação da Câmara dos Deputados para o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), na vaga aberta pela aposentadoria do ministro Aroldo Cedraz.
Presidente sancionou o Projeto de Lei 3946/2021, que reconhece o exercício da profissão de doula.
Alcolumbre confirma data em nota. Fonte:Lula Marques O presidente do Senado e do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (União-AP), marcou para 30 de abril sessão do Congresso Nacional para analisar o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Projeto de Lei da Dosimetria, que prevê redução de penas a condenados por atos antidemocráticos.
Na tarde desta terça-feira (07.04), o candidato a prefeito da ultima eleição em Barreiras, Danilo Henrique, recebeu representantes da imprensa barreirense para anunciar seus próximos passos políticos. A coletiva aconteceu no Casarão dos Balbino, no centro histórico.
Categoria espera volta da exigência de diploma para exercer profissão. Fonte:Lula Maeques O 7 de abril, Dia do Jornalista, não é mais uma data festiva da categoria há quase duas décadas. “É um momento desafiador.
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou nesta quarta-feira (8) proposta de emenda constitucional que reduz a jornada dos profissionais de enfermagem para 36 horas semanais, sem impactar o piso salarial da categoria. A matéria vai a Plenário.
Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil Milhares de indígenas de todo o Brasil marcham, nesta terça-feira (7), pela Esplanada dos Ministérios, em Brasília. O ato integra a 22ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL 2026), evento que começou no domingo (5) e é considerado a maior e mais importante mobilização do movimento no país.
Os Ministérios da Educação (MEC) e das Mulheres (MMulheres) publicaram no Diário Oficial da União (DOU), no dia 25 de março, uma portaria que formaliza a inclusão de conteúdos sobre o combate à violência contra meninas e mulheres nos currículos da educação básica. A medida regulamenta a Lei Maria da Penha Vai à Escola (Lei nº 14.164/2021).
‘Homem gestante’: licença-paternidade foi recebida com piada na Constituinte de 1988 Ricardo Westin Publicado em 3/4/2026 Edição 132 Direitos trabalhistas Quando o presidente da Assembleia Nacional Constituinte, deputado Ulysses Guimarães (PMDB-SP), recebeu uma proposta de inclusão da licença-paternidade na nova Constituição, alguns risos ecoaram pelo Plenário. — Trata-se de uma homenagem ao homem gestante — resumiu Ulysses, provocando gargalhadas, palmas e sarcásticos gritos de “muito bem!”.
Termina nesta sexta-feira (3) o prazo da chamada janela partidária para as Eleições 2026. Aberto em 5 de março, o mecanismo permite que deputados federais, estaduais e distritais (no caso do Distrito Federal) mudem de legenda sem o risco de perda do mandato.
A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) iniciou a chamada de trabalhos para o 13º Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo e para a Mostra Abraji, que serão realizados em São Paulo, de 30 de julho a 1º de agosto. Podem ser inscritos artigos científicos, Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) e reportagens feitas por pesquisadores e estudantes de Jornalismo de todo o país.
Governistas fizeram documento em oposição ao relatório da comissão. Fonte:Lula Marques A base do governo no Congresso Nacional apresentou relatório à Comissão parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS em oposição ao parecer do relator, Alfredo Gaspar (PL-AL), apresentado na manhã da sexta-feira (27).
Presidida pelo deputado e ex-senador Sergio Souza, sessão solene marcou o lançamento da Agenda da Indústria 2026. Fonte:Edilson Rodrigues A Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentou na terça-feira (24), em sessão solene do Congresso, a Agenda Legislativa da Indústria de 2026.