Alerta na fronteira do Amazonas: relatos apontam presença de cerca de 2 mil homens armados
Lideranças indígenas relataram aumento da presença de homens armados na fronteira do Amazonas com a Colômbia, com famílias deixando comunidades e ordens para desligar equipamentos de comunicação, incluindo Starlink. A estimativa de 2 mil homens não foi confirmada oficialmente. O MPF já acionou Exército, Marinha, Aeronáutica e Polícia Federal.
Pontos-chave
- Relatos de 2 mil homens armados na fronteira.
- Famílias abandonam comunidades e comunicação é cortada.
- MPF acionou Forças Armadas e PF.
Contexto
A região de fronteira do Amazonas com a Colômbia é conhecida por presença de grupos armados e narcotráfico.
Dados da matéria
OndeAmazonas
Quando30 ago 2026
Estimativa de homens armados2 mil
Fonte originalPortal do Maninhohttps://portaldomaninho.com.br/alerta-na-fronteira-do-amazonas-relatos-apontam-presenca-de…Publicado originalmente em 30 de agosto de 2026
Ler na fonte
Quem e o quê aparece nesta notícia
EstadoAmazonas ★
ÓrgãoConselho Superior do Ministério Público Federal
PaísColômbia
ÓrgãoPolícia Federal no Amapá
ÓrgãoExército Brasileiro
ÓrgãoMarinha do Brasil
ProdutoStarlink
ÓrgãoForça Aérea Brasileira
0 favorecidas1 prejudicada7 neutras
Relacionadas no arquivo
CIIE 2026: na vitrine global da China, Brasil busca negócios que podem chegar a US$ 280 milhõesTaís Araújo: “eu quero falar além da dor e da sobrevivência”Petrobras detecta 3ª descoberta de petróleo em poço na Foz do AmazonasConselho Nacional de Justiça aprova norma que proíbe retaliar, controlar ou intimidar mulheres que denunciam agressões ou exercem seus direitosAlunos de Medicina são expulsos por ataques e alusão ao nazismoSenado deve votar PEC da Segurança Pública na próxima terça (3)
Resumo gerado com apoio de IA · deepseek-ai/DeepSeek-V4-Flash-0731 · coletado em 31 out 2026 · 05h03
Pedir correção ou remoção