Data centers: Senado aprova pacote bilionário para impulsionar inteligência artificial
O Senado Federal aprovou nesta terça-feira (1º) o Projeto de Lei (PL) 278/2026, que cria um regime tributário especial para incentivar a instalação de data centers no Brasil. A proposta, que já havia sido aprovada pela Câmara dos Deputados, encerra a tramitação no Congresso e agora segue para sanção do presidente da República.
Pontos-chave
- Segundo o parecer aprovado pela Câmara, a estimativa do governo é de uma renúncia fiscal de aproximadamente R$ 5,2 bilhões ainda em 2026.
- Nos dois anos seguintes, a previsão é de uma isenção de cerca de R$ 1 bilhão por ano.
- Empresas terão de cumprir contrapartidas Para ter acesso aos benefícios fiscais, as empresas terão de cumprir uma série de exigências.
Fonte originalTribuna do Planaltohttps://tribunadoplanalto.com.br/data-centers-senado-aprova-pacote-bilionario-para-impulsi…Publicado originalmente em 2 de setembro de 2026
Ler na fonte
Quem e o quê aparece nesta notícia
PessoaOlimpíada Nacional de Inteligência Artificial ★
AssuntoInteligência Artificial ★
PessoaElea Data Centers ★
PaísBrasil
ÓrgãoMesa Diretora da Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia
ÓrgãoNo Senado
EstadoGoiás
CidadeGoiânia
PessoaEm Goiânia
ÓrgãoSenado Federal
ÓrgãoComissão de Educação da Câmara dos Deputados
PessoaProjeto de Lei
EstadoCeará
PessoaMedida Provisória
PessoaTecnologia da Informação
3 favorecidas0 prejudicadas12 neutras
Relacionadas no arquivo
Aliados veem Flávio radicalizado após fuga para os EUA; entendaAnálise: Trump faz agenda dupla ao ajudar Flávio e acenar à LulaApós perder a mãe, Karla Felmanas diz que sentia raiva de outras pessoasData Centers: ameaça ao meio ambiente e à saúde no BrasilRio de Janeiro terá cidade da inteligência artificial com resfriamento sem águaSetor defende energia nuclear para data centers no Brasil
Resumo gerado com apoio de IA · local-heuristica · coletado em 29 out 2026 · 22h38
Pedir correção ou remoção