Deputado quer separar Sul do Brasil após vitória de Lula
O deputado estadual eleito Bruno Souza (PL-SC) anunciou que pretende propor um plebiscito sobre a separação de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul do restante do Brasil, após a reeleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) neste domingo (25).
Pontos-chave
- Segundo ele, o resultado eleitoral evidencia diferenças de prioridades e preferências políticas entre a região e o restante do país.
- A proposta, porém, enfrenta obstáculos constitucionais.
- A legislação brasileira não permite que estados se tornem independentes, mesmo que a separação receba apoio popular.
Fonte originalJornal Brasil em Folhashttps://brasilemfolhas.com.br/2026/10/deputado-quer-separar-sul-do-brasil-apos-vitoria-de-…Publicado originalmente em 26 de outubro de 2026
Ler na fonte
Quem e o quê aparece nesta notícia
PaísBrasil ★
CidadeVitória ★
PessoaVitória de Lula ★
PessoaSul do Brasil ★
PessoaLuiz Inácio Lula da Silva
EstadoParaná
EstadoRio Grande do Sul
EstadoSanta Catarina
PessoaPlano Rio Grande
PessoaSanta Catarina
EstadoDistrito Federal
LocalDistrito Federal
ÓrgãoAssembleia Legislativa do Estado de Goiás
PessoaCódigo Penal
PessoaBruno Viana de Souza
0 favorecidas4 prejudicadas11 neutras
Relacionadas no arquivo
Leilão: XXXX leva o lote 4 de transmissão com deságio de YYYYYY%Há três séculos, uma jovem italiana desafiou as regras da ciência e se tornou professora universitária“Semente não tem substituto”, afirma CFO da Boa SafraGoverno Trump não pretende apoiar Flávio como líder do Brasil, diz ReutersTrump não vai apoiar Flávio sobre ser líder do Brasil, diz agênciaVitória de Lula é reconhecida por 27 partidos brasileiros e mais de 100 países e organizações
Resumo gerado com apoio de IA · local-heuristica · coletado em 29 out 2026 · 22h58
Pedir correção ou remoção