Flávio Bolsonaro se declara “presidente eleito” em carta e acusa fraude eleitoral

O senador Flávio Bolsonaro publicou uma carta em 28 de outubro de 2026, na qual se autodenomina o verdadeiro presidente eleito do Brasil e alega fraude no processo eleitoral. Atualmente em Miami, nos Estados Unidos, o parlamentar afirma que liderará a oposição brasileira do exterior para escapar de um regime de exceção.
Pontos-chave
- Flávio Bolsonaro nega resultado das eleições e se declara presidente eleito.
- Senador acusa o STF de perseguição política e fraude no processo eleitoral.
- Parlamentar mudou-se para Miami e afirma que liderará a oposição dos Estados Unidos.
Contexto
O texto descreve a reação de Flávio Bolsonaro após a derrota eleitoral para Luiz Inácio Lula da Silva e a imposição de medidas cautelares pelo STF.
Dados da matéria
OndeMiami, Estados Unidos
Quando28 out 2026
votos recebidos por Lula no segundo turno64.256.232
votos recebidos por Flávio Bolsonaro no segundo turno59.826.041
diferença de votos entre os candidatos no segundo turno4,43 milhões
votos válidos de Flávio Bolsonaro no primeiro turno47,03%
votos válidos de Lula no primeiro turno45,16%
Quem disse
“Dirijo-me ao povo brasileiro e à comunidade internacional como o verdadeiro presidente eleito do Brasil.”
— Flávio Bolsonaro
“Não fugi do Brasil, eu saí pelo Brasil, saí de um regime de exceção para poder ser o líder que o meu povo merece”
— Flávio Bolsonaro
Fonte originalJornal Opiniãohttps://jornalopiniao.net/flavio-bolsonaro-se-declara-presidente-eleito-em-carta-e-acusa-f…Publicado originalmente em 28 de outubro de 2026
Ler na fonte
Quem e o quê aparece nesta notícia
PessoaLuiz Inácio Lula da Silva ★
PessoaFlávio Bolsonaro do Brasil ★
ÓrgãoSupremo Tribunal Federal
ÓrgãoTribunal Superior de Justiça Eleitoral do Paraguai
PaísEstados Unidos da América
PessoaDonald Trump Jr
PessoaJavier Milei
CidadeMiami
PessoaGeraldo Alckmin
3 favorecidas4 prejudicadas2 neutras
Relacionadas no arquivo
Assustado com o dólar? Gestores explicam o que fazer com o investimento lá foraOs países africanos e o Brasil, diante da oportunidade de escapar da armadilha extrativistaEduardo Bolsonaro defendeu fuga de Flávio logo após TSE anunciar derrotaEntrevista: 'Aspecto descentralizado' da virada de Lula 'é inédito', diz cientista político Miguel LagoEntrevista: 'A direção do PT estava desconectada da sua base social', afirma historiador Lincoln SeccoO IBS e a CBS não são receita do produtor rural, e o Funrural precisa reconhecer isso
Resumo gerado com apoio de IA · google/gemma-4-31B-it-turbo · coletado em 30 out 2026 · 21h53
Pedir correção ou remoção