Ministra rejeita ação que pedia transporte interestadual na eleição

A ministra Cármen Lúcia, do STF, negou pedido da campanha de Luiz Inácio Lula da Silva para estender a gratuidade de transporte público a viagens interestaduais no segundo turno. A decisão ocorreu nesta sexta-feira (23), sob a justificativa de que a competência é do TSE e a proximidade do pleito tornaria a medida inviável.
Pontos-chave
- Cármen Lúcia negou a gratuidade de transporte interestadual para o segundo turno.
- A ministra atribuiu a competência de decisão ao Tribunal Superior Eleitoral.
- A campanha de Lula alegou omissão em decisão anterior do STF de 2023.
Contexto
Resolução do TSE determina gratuidade de transporte urbano e intermunicipal no dia da votação.
Dados da matéria
Quando23 out 2026
Quem disse
“O que se pretende na presente petição não pode ser atendido pela precariedade de dados fáticos, contratuais e elementos administrativos e eleitorais”
— ministra Cármen Lúcia
Fonte originalPortal do Amazonashttps://portaldoamazonas.com/ministra-rejeita-acao-que-pedia-transporte-interestadual-na-e…Publicado originalmente em 23 de outubro de 2026
Ler na fonte
Quem e o quê aparece nesta notícia
PessoaCármen Lúcia Antunes Rocha ★
PessoaLuiz Inácio Lula da Silva
ÓrgãoSupremo Tribunal Federal
ÓrgãoTribunal Superior Eleitoral
0 favorecidas1 prejudicada3 neutras
Relacionadas no arquivo
A noite de chuva em que os estudantes começaram a virar a eleiçãoSimone Tebet é cotada a cargo de ministra do Supremo caso Lula decida indicar uma mulher para próximas vagas no tribunalSimone Tebet estaria entre os nomes indicados por Lula ao STF, diz colunistaEstudantes fazem atos em Goiânia e outros oito estados em apoio a Lula e contra Flávio BolsonaroLula incorpora vídeo selfie e usa redes sociais para agradecer estados onde teve votação expressivaFux atende AGU e inclui ministérios e Abras em debate sobre bets
Resumo gerado com apoio de IA · google/gemma-4-31B-it-turbo · coletado em 31 out 2026 · 00h15
Pedir correção ou remoção