ONS aciona plano emergencial para reduzir geração de energia

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) acionou, pela segunda vez em 2026, o plano emergencial para reduzir a geração de energia diante do excesso de oferta no Sistema Interligado Nacional (SIN). A medida foi adotada das 11h às 13h30 deste domingo (23), sem impacto para os consumidores.
Pontos-chave
- O objetivo é preservar a segurança do sistema diante da expectativa de menor consumo durante o fim de semana.
- O plano prevê a restrição da geração de usinas Tipo 3, conectadas às redes de distribuição.
- O grupo inclui pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), usinas a biomassa e empreendimentos eólicos e solares de menor porte.
Fonte originalFocus Poderhttps://focuspoder.com.br/ons-aciona-plano-emergencial-para-reduzir-geracao-de-energia/Publicado originalmente em 24 de agosto de 2026
Ler na fonte
Quem e o quê aparece nesta notícia
Relacionadas no arquivo
Gdf inicia acompanhamento de novo modelo de cuidado para moradores de ruaDetran-DF alerta para golpe de cobrança falsa via WhatsAppPresidente convoca vereadores para eleição da Mesa Diretora do biênio 2027-2028, marcada para 6 de novembroCadê o El Niño que estava aqui?Projeto cria Tarifa Social de Energia Elétrica com descontos calculados por regiãoConta cara e falta de luz: queixas contra Neoenergia sobem 88% em 6 meses
Resumo gerado com apoio de IA · local-heuristica · coletado em 31 out 2026 · 15h19
Pedir correção ou remoção