Ir para o conteúdo
Ficha nº 64741 Economia 05/09/2026 · 17h49

Proibidos no Brasil, vapes impulsionam alta nas apreensões de contrabando

Santa Portal tom positivo

O valor dos vapes ou cigarros eletrônicos apreendidos pela Receita Federal cresceu exponencialmente nos últimos anos, embora esses produtos sejam proibidos no Brasil desde 2009 por decisão da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Em 2024, o valor das apreensões chegou perto de R$ 200 milhões.

Pontos-chave

  • O instituto lançou em maio o Mapa do Contrabando, que atualiza uma versão anterior do levantamento, feita em 2016.
  • No caso da última categoria, o aumento é puxado pela comercialização de algumas marcas e tipos de canetas emagrecedoras não autorizados em território brasileiro.
  • Assim como os vapes e as canetas emagrecedoras, os principais agrotóxicos contrabandeados não têm a comercialização permitida no Brasil.
Fonte originalSanta Portalhttps://santaportal.com.br/geral/proibidos-no-brasil-vapes-impulsionam-alta-nas-apreensoes…Publicado originalmente em 5 de setembro de 2026
Ler na fonte

Quem e o quê aparece nesta notícia

Relacionadas no arquivo

Resumo gerado com apoio de IA · local-heuristica · coletado em 29 out 2026 · 23h43 Pedir correção ou remoção