Repasses do FPM e FPE devem registrar crescimento de 34% em novembro, projeta Tesouro Nacional

O Tesouro Nacional projeta um crescimento de 34% nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios e do Fundo de Participação dos Estados em novembro. A estimativa reflete a atividade econômica de fim de ano e o desempenho da arrecadação tributária.
Pontos-chave
- Repasses do FPM e FPE devem crescer 34% em novembro.
- Setembro registrou repasses de R$ 34,3 bilhões, alta de 13,4% sobre agosto.
- Atividade econômica de fim de ano impulsiona a arrecadação de tributos.
Contexto
A projeção baseia-se no comportamento sazonal de arrecadação tributária e atividade econômica do último trimestre do ano.
Dados da matéria
Quando1 nov 2026
crescimento projetado dos repasses em novembro34%
valor dos repasses em setembroR$ 34,3 bilhões
alta de setembro em comparação a agosto13,4%
elevação projetada para outubro4,8%
incremento projetado para dezembro11%
Fonte originalAcre Jornalhttps://acrejornal.com.br/repasses-do-fpm-e-fpe-devem-registrar-crescimento-de-34-em-novem…Publicado originalmente em 20 de outubro de 2026
Ler na fonte
Quem e o quê aparece nesta notícia
ÓrgãoTesouro Nacional ★
ÓrgãoFundo de Participação dos Municípios ★
ÓrgãoSecretaria do Tesouro Nacional
PessoaImposto de Renda
ÓrgãoFundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica
1 favorecida0 prejudicadas4 neutras
Relacionadas no arquivo
Bancos elevam juros da casa própria e temem aumento dos gastos públicosNa Fazenda do Piauí, Fonteles reduziu dívida, mas teve déficit em metade dos anosAlíquota da CBS a 11,3% aumenta carga tributária sobre consumo em 2027Servidores públicos de Macapá estão com dinheiro na contaPrefeitura de Macapá adia pagamento de parte dos comissionados e atribui atraso a dívidas previdenciárias de gestões anterioresPrefeitos baianos dão sinais de crise financeira
Resumo gerado com apoio de IA · google/gemma-4-31B-it-turbo · coletado em 30 out 2026 · 21h52
Pedir correção ou remoção