Senado aprova projeto de lei que regulamenta exploração de terras raras no Brasil
(Folhapress) O Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (2), o projeto de lei do marco legal para exploração de minerais críticos e terras raras, que prevê R$ 5 bilhões em incentivos fiscais, um novo fundo garantidor e a criação de um conselho do governo para regular o setor, com poder de veto a parcerias internacionais.
Pontos-chave
- A aprovação foi simbólica, sem contagem ou declaração de votos.
- As terras raras são um conjunto de 17 elementos químicos de difícil extração e refino.
- Alguns deles desempenham um papel importante em aplicações como ímãs para veículos elétricos, energia renovável e sistemas de defesa.
Fonte originalMais Goiáshttps://www.maisgoias.com.br/politica/senado-aprova-projeto-de-lei-que-regulamenta-explora…Publicado originalmente em 2 de setembro de 2026
Ler na fonte
Quem e o quê aparece nesta notícia
ÓrgãoProjeto de Lei do Plano Diretor ★
EstadoGoiás
PessoaLuiz Inácio Lula da Silva
CidadeBrasília
PessoaRonaldo Caiado
ÓrgãoSupremo Tribunal Federal (STF)
ÓrgãoSenado Federal
PessoaAlexandre de Moraes
PessoaDonald John Trump Jr.
ÓrgãoAssembleia Legislativa do Estado de Goiás
ÓrgãoComissão de Educação da Câmara dos Deputados
Pessoade Infraestrutura
CidadeSerra
PessoaDaniel Bueno Vorcaro
PessoaOs Estados Unidos
PessoaDavi José Raimundo Alcolumbre
AssuntoMedida Provisória
AssuntoMudança do Clima
PessoaSerra Verde
ÓrgãoAgência Nacional de Mineração
1 favorecida0 prejudicadas19 neutras
Relacionadas no arquivo
CNU: Terceira edição pode abrir até 3 mil vagasProjeto prevê até 6 anos de prisão para quem perseguir ou discriminar trabalhadores por voto políticoCNU 2027 poderá oferecer até 3 mil vagas, mas depende de aprovação do orçamentoSetor de minerais críticos gera 129,4 mil empregos no Brasil em 2025, aponta ANMMinerais críticos e estratégicos empregam 129 mil pessoas no BrasilMineradora australiana recompra ações de brasileiros por 1 dólar australiano
Resumo gerado com apoio de IA · local-heuristica · coletado em 30 out 2026 · 02h52
Pedir correção ou remoção