STJ mantém condenação da Editora Globo por reportagem sobre indígenas
A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve, por unanimidade, a condenação da Editora Globo ao pagamento de R$ 50 mil por danos morais à comunidade indígena Guarani de Bracuí, em Angra dos Reis, na Costa Verde. A indenização foi determinada por uma reportagem que associou os indígenas ao tráfico de drogas.
Pontos-chave
- No recurso apresentado ao STJ, a Editora Globo contestou a legitimidade do MPF para propor a ação.
- A empresa argumentou que os interesses discutidos seriam individuais, por envolver pessoas identificáveis e danos divisíveis.
- Também sustentou que a reportagem foi publicada no exercício do direito de informar, com caráter investigativo, interesse social e base em fonte considerada idônea.
Fonte originalJornal Brasil em Folhashttps://brasilemfolhas.com.br/2026/10/stj-mantem-condenacao-da-editora-globo-por-reportage…Publicado originalmente em 9 de outubro de 2026
Ler na fonte
Quem e o quê aparece nesta notícia
EmpresaEditora Globo ★
PessoaAção Civil Pública
PaísBrasil
EstadoEstado do Rio de Janeiro
CidadeRio de Janeiro/RJ
LocalMunicípio do Rio de Janeiro
PessoaPSDB do Rio de Janeiro
EstadoParaná
ÓrgãoTribunal de Justiça do Estado de Goiás
Órgãode Justiça
ÓrgãoSuperior Tribunal de Justiça (STJ)
ÓrgãoMinistério Público Federal
PessoaRicardo Villas Bôas Cueva
PessoaAngra dos Reis
CidadeAngra dos Reis
PessoaCosta Verde
PessoaGuarani de Bracuí
0 favorecidas1 prejudicada16 neutras
Relacionadas no arquivo
Quando saem as pesquisas para a Presidência após o debate entre Lula e Flávio Bolsonaro?A nova pesquisa Quaest sobre a disputa Flávio x Lula no segundo turnoAs novas pesquisas sobre a disputa Flávio e Lula na semana do segundo turnoJustiça diz que ex-delegado eleito deputado não se beneficiou de cão OrelhaDiplomata aposentada e filho são acusados de trabalho escravo doméstico no Lago SulGoiânia terá que apresentar plano para acolhimento de idosos
Resumo gerado com apoio de IA · local-heuristica · coletado em 30 out 2026 · 11h47
Pedir correção ou remoção