Assédio eleitoral pode levar empresas a perder acesso a linhas de crédito
O governo federal e instituições como o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Tribunal Superior do Trabalho (TST) afirmaram, nesta quarta-feira (28), que empresas que praticarem assédio eleitoral poderão ser punidas conforme a legislação. Entre as condutas estão pressionar trabalhadores por suas escolhas políticas, demiti-los ou impedir contratações por esse motivo.
Pontos-chave
- Durante entrevista coletiva, o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, informou que o governo estuda criar uma “lista suja” para identificar empresas envolvidas nesse tipo de prática.
- A proposta também prevê restrições ao acesso a linhas de crédito com recursos públicos por parte das empresas que cometerem essas irregularidades.
- O trabalhador tem o direito democrático garantido na nossa Constituição de ter o direito à sua opção política”, declarou o ministro.
Fonte originalCeará Agorahttps://cearaagora.com.br/assedio-eleitoral-pode-levar-empresas-a-perder-acesso-a-linhas-d…Publicado originalmente em 29 de outubro de 2026
Ler na fonte
Quem e o quê aparece nesta notícia
PessoaLuiz Inácio Lula da Silva
ÓrgãoPortal Brasil do Governo Federal
PessoaRogério Marinho
ÓrgãoMinistério Público do Trabalho do Rio de Janeiro
PessoaLuiz Marinho
PaísBrasil
ÓrgãoTribunal Superior do Trabalho (TST)
ÓrgãoMinistério do Trabalho e Emprego
ÓrgãoBanco Central
LocalFeira de Santana
CidadeFeira de Santana (BA)
CidadeIrecê/BA
Relacionadas no arquivo
Justiça do Trabalho manda Meta remover publicações que incentivam demissão por causa do votoCombate ao assédio: Governo cobra Google e Meta para retirar conteúdos que incentivem demissão de trabalhadores por votoAssédio eleitoral: MPT registra 3.396 denúncias nas eleições e aciona MetaDois repousos, um calendário: a escala 5×2 e o contrato especial de trabalho desportivoComo as “Midterms” podem influenciar a relação entre Brasil e EUANovo Ciência Sem Fronteiras prevê bolsas no exterior para alunos do ensino médio vencedores de olimpíadas do conhecimento
Resumo gerado com apoio de IA · local-heuristica · coletado em 31 out 2026 · 01h32
Pedir correção ou remoção