Ir para o conteúdo

Educação política passa a integrar currículo obrigatório e desafia escolas a transformar lei em prática

Tribuna do Planalto tom positivo
Educação política passa a integrar currículo obrigatório e desafia escolas a transformar lei em prática
Imagem: Tribuna do Planalto (reprodução)

Saber como funciona o Congresso Nacional, compreender a Constituição, identificar os direitos fundamentais e reconhecer os mecanismos de participação democrática deverá fazer parte da formação de milhões de estudantes brasileiros. A partir da sanção da Lei nº 15.468/2026, a educação política e os direitos da cidadania passam a integrar, de forma obrigatória, os currículos da educação básica.

Pontos-chave

  • Na prática, a legislação não cria uma nova disciplina.
  • A diferença é que, agora, educação política e cidadania passam a ser expressamente previstas na legislação, reduzindo interpretações distintas sobre sua obrigatoriedade.
  • Se não refletirmos sobre o que está sendo ensinado nas escolas, não avançaremos”, afirmou a parlamentar na aprovação do projeto pela Câmara, em 2023.
Fonte originalTribuna do Planaltohttps://tribunadoplanalto.com.br/educacao-politica-passa-a-integrar-curriculo-obrigatorio-…Publicado originalmente em 18 de julho de 2026
Ler na fonte

Quem e o quê aparece nesta notícia

Relacionadas no arquivo

Resumo gerado com apoio de IA · local-heuristica · coletado em 30 out 2026 · 02h06 Pedir correção ou remoção