Ir para o conteúdo
Ficha nº 362899 Justiça 03/10/2026 · 08h34 Situação: em andamento ● relevante

Gilmar Mendes suspende afastamento de desembargador e determina volta ao cargo

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu o afastamento cautelar do desembargador Tutmés Airan de Albuquerque Melo, do Tribunal de Justiça de Alagoas. A decisão ocorre após o Conselho Nacional de Justiça afastar o magistrado por suspender investigações da Polícia Federal sobre fraudes eleitorais em Junqueiro.

Pontos-chave

  • Gilmar Mendes determinou o retorno imediato de Tutmés Airan ao cargo.
  • O afastamento anterior do CNJ baseava-se em decisão judicial do desembargador.
  • A Polícia Federal investigava fraudes em domicílios eleitorais na cidade de Junqueiro.

Contexto

O desembargador havia suspendido temporariamente uma investigação da Polícia Federal sobre transferências de domicílio eleitoral em Alagoas.

Dados da matéria

OndeMaceió/AL
Quando2 out 2026
Fonte originalJornal Brasil em Folhashttps://brasilemfolhas.com.br/2026/10/gilmar-mendes-suspende-afastamento-de-desembargador-…Publicado originalmente em 3 de outubro de 2026
Ler na fonte

Quem e o quê aparece nesta notícia

1 favorecida1 prejudicada8 neutras

Relacionadas no arquivo

Resumo gerado com apoio de IA · google/gemma-4-31B-it-turbo · coletado em 31 out 2026 · 00h32 Pedir correção ou remoção