Política de terras raras pode gerar até 12 mil empregos e impulsionar indústria em Goiás

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) aprovou em definitivo, nesta terça-feira (4), o Projeto de Lei nº 4038/25, que institui a Política Estadual de Mineração Sustentável e de Fomento à Exploração Estratégica de Terras Raras.
Pontos-chave
- Goiás ocupa posição estratégica no segmento por abrigar, em Minaçu, a única mina de terras raras em operação comercial fora da Ásia.
- A política aprovada prevê incentivos fiscais e financeiros, estímulo à pesquisa, inovação, capacitação profissional e recuperação ambiental.
- Os primeiros impactos tendem a ocorrer na mineração, construção civil, transporte de cargas, infraestrutura de energia, serviços especializados e produção de equipamentos.
Fonte originalO Hojehttps://ohoje.com/2026/08/06/politica-de-terras-raras-pode-gerar-ate-12-mil-empregos-e-imp…Publicado originalmente em 6 de agosto de 2026
Ler na fonte
Quem e o quê aparece nesta notícia
EstadoGoiás ★
PessoaEm Goiás ★
PaísBrasil
CidadeGoiânia
PessoaJair Bolsonaro
PessoaProposta de Flávio Bolsonaro
ÓrgãoMinistério da Defesa
ÓrgãoAssembleia Legislativa do Estado de Goiás
PessoaProjeto de Lei do Plano Diretor
PaísChina
PessoaConstrução Civil
PessoaSegurança Jurídica
Empresade Indústria
PessoaLincoln Graziani Pereira da Rocha Tejota
PessoaFiscalização Ambiental
PessoaAdriana Pereira
2 favorecidas0 prejudicadas14 neutras
Relacionadas no arquivo
Vale não prevê dividendos extraordinários em 2026, diz CFOVale vê na política de minerais críticos chance de ampliar investimentosLeilão: Lote 2, em Goiás e Bahia, sai para EDP com desconto de 53,29%Cantareira segue em alerta de ‘atenção’ para risco de escassez hídricaEDP vence leilão e vai investir R$ 317 milhões em linhas de transmissão entre Goiás e BahiaPlantio de soja em Mato Grosso atinge 89,05% da área
Resumo gerado com apoio de IA · local-heuristica · coletado em 30 out 2026 · 03h27
Pedir correção ou remoção