Reação ao fim da taxa das blusinhas: compras nacionais poderão render cashback de US$ 50

O impacto do fim da taxa das blusinhas sobre o varejo nacional tem levado os parlamentares a buscar alternativas para reduzir a desvantagem dos comerciantes brasileiros, que temem uma invasão de produtos importados – sobretudos, os provenientes da Ásia. Entre elas, está a criação de um mecanismo de cashback para compras nacionais em lojas físicas, lojas virtuais e marketplaces.
Pontos-chave
- Para virar lei, o projeto precisará ainda ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.
- Como a matéria tramita em caráter conclusivo, não precisará ser votado pelo plenário da Câmara.
- No entanto, se o texto for reprovado em alguma das comissões, ou se houver um requerimento de parlamentares, o projeto deverá ser apreciado pelo plenário.
Fonte originalVEJAhttps://veja.abril.com.br/economia/reacao-ao-fim-da-taxa-das-blusinhas-compras-nacionais-p…Publicado originalmente em 28 de setembro de 2026
Ler na fonte
Quem e o quê aparece nesta notícia
PaísBrasil
PessoaLuiz Inácio Lula da Silva
ÓrgãoMesa Diretora da Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia
ÓrgãoSenado Federal
PessoaJair Bolsonaro
PessoaCarta de Flávio Bolsonaro
EstadoEstado do Rio de Janeiro
ÓrgãoMinistério da Defesa
EstadoRio Grande do Sul
ÓrgãoProjeto de Lei do Plano Diretor
PessoaCódigo de Defesa do Consumidor
ÓrgãoPlenário da Câmara
Relacionadas no arquivo
Caso Flávio é fardo que Trump deve lidar durante midterms, diz Arko AdviceEntenda como funcionam as eleições de meio de mandato nos Estados Unidos e o que está em jogo em 2026Senado vota PEC da Segurança na terça após impasse sobre maioridade penalLula decide convidar Donald Trump e Javier Milei para sua possePT destaca importância de mobilização popular para vitória de LulaNota do PT sobre a mobilização popular nas eleições
Resumo gerado com apoio de IA · local-heuristica · coletado em 30 out 2026 · 06h00
Pedir correção ou remoção