Especialistas alertam para o que definem como “riscos de expansão” de data centers de IA no Brasil

A expansão de data centers de inteligência artificial no Brasil pode provocar danos ambientais, alto consumo de água e aumento do custo da energia para o consumidor, sem trazer benefícios reais para a população e para o país. Esses foram alguns dos problemas apontados por especialistas ouvidos em audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia. do Senado.
Pontos-chave
- Os pedidos para a audiência (REQ 11/2026 – CCT e REQ 13/2026 – CCT) foram apresentados pelos senadores Teresa Leitão (PT-PE) e Rogério Carvalho (PT-SE).
- O projeto de lei, de autoria do senador Styvenson Valentim (Podemos-RN), tem como relator o senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO) e está em análise na CCT.
- Recursos naturais Uma das preocupações é com a conta de energia.
Fonte originalInvestnehttps://portalinvestne.com.br/especialistas-alertam-para-o-que-definem-como-riscos-de-expa…Publicado originalmente em 8 de agosto de 2026
Ler na fonte
Quem e o quê aparece nesta notícia
PessoaONU Meio Ambiente
PessoaInteligência Artificial
AssuntoInteligência Artificial
PessoaTeresa Leitão
EstadoCeará
PaísEstados Unidos da América
ÓrgãoSenado Federal
PessoaEstados Unidos
AssuntoPolíticas Públicas
LocalEstados Unidos
EstadoPernambuco
PessoaServiços Públicos
CidadeRecife
EstadoSergipe
CidadeCaucaia/CE
ÓrgãoProcon-BA
PessoaComplexo Industrial
PessoaRogério Feitosa Carvalho Mota
PessoaVanderlan Cardoso
ÓrgãoInstituto de Estudos Socioeconômicos
Relacionadas no arquivo
O Brasil que produz e o Brasil que consomeMP-BA orienta Macaúbas a atualizar o Plano Diretor após quase 20 anosBahia: Ministério Público orienta remoção de cinquenta famílias de área de risco no Subúrio FerroviárioPEC da Segurança será votada na próxima terça (03) no SenadoFim da escala 6x1: o que falta definir para categorias especiais e como o Senado quer resolverSenado votará PEC da Segurança Pública na terça-feira; aprovação pode abrir caminho para novo ministério de Lula
Resumo gerado com apoio de IA · local-heuristica · coletado em 31 out 2026 · 20h58
Pedir correção ou remoção